quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

MARCEL ( ainda ) E AS VACAS MAGRAS

As vagas sucessivas de jogadores contratados durante a gestão (?) do Engº José Eduardo Simões revelam uma questão no mínimo inquietante: o Sr. Presidente da AAC/oaf não percebe nada de futebol!O que até nem seria grave se se tivesse rodeado de profissionais que verdadeiramente entendessem dessa matéria e tivessem alguma capacidade de manobra. Os resultados estão à vista de todos e contam-se pelos dedos os atletas de qualidade acima da mediania que,durante este período, envergaram e envergam a camisola da Briosa. Aliás, para muitos, onde eu me incluo, a AAC/oaf tem sido um verdadeiro entreposto de jogadores sem qualidade, mas com custos elevadíssimos, que nunca souberam um milésimo sequer do nosso riquissimo historial. Estaria aqui a debitar espaço e tempo sendo certo que nada disto é novidade para quem vive e sente os problemas imensos da nossa Académica agravados, agora de forma pública, por este verdadeiro escândalo que alguns, a começar pelo Presidente e seus solidários directores e a terminar na 1ª figura da AAC/oaf, o Sr. Presidente da Ass. Geral, Dr. Almeida Santos, pretendem minimizar ou mesmo desculpabilizar.
Do passado recente, e é desse que falo e que aqui interessa, a AAC/oaf terá feito o maior/melhor negócio da sua história com a venda do jogador Marcel( de acordo com a versão uniforme apresentada pelo Pr. Engº José Eduardo Simões ).
E, efectivamente, assim parece ter sido não obstante se ignorar o montante que a Briosa dispendeu com a sua aquisição.
Mas sabe-se que rendeu imenso do ponto de vista desportivo designadamente com a obtenção de golos que foram determinantes na luta pela manutenção na época de 2004/2005.
E, sei-o eu,permitiu a entrada nos cofres da AAC/oaf de aproximadamente 450 mil contos!
É que o benfica pagou a aquisição do Marcel através de letras, com vencimentos deferidos até ínicios de 2008, e a AAC/oaf, numa prática habitual, entregou-as à banca que, por sua vez, lhe antecipou a totalidade dos montantes titulados. Ou seja, desde pelo menos o mês de Fevereiro de 2006 que na AAC/oaf deu entrada aquela tão avultada quantia estranhando-se por isso algumas declarações a negar esta evidência. A talhe de foice ainda direi que, pouco tempo antes da realização da última Assembleia Geral, elementos da direcção da AAC/oaf afirmavam a terceiros, que por sua vez me relataram o ocorrido, que a Briosa ainda não tinha recebido o que quer que fosse pela venda do jogador. Bluff ou ignorância? Eles o saberão.
Ignora-se o destino dado aos 450 mil contos.
O que se sabe é que, do ponto de vista estritamente desportivo, excepcionando a contratação do Prof. Manuel Machado ( que na minha opinião é do melhor que tem passado pela Académica nas últimas décadas ) do Dame ( que caíu aqui de pára-quedas ) e do emprestado (e infeliz) Helder Barbosa, as "jóias" adquiridas depressa se revelaram pechisbeque.
Ah! È verdade! Sabe-se também que os sintécticos do Bolão continuam à aguardar indefinidamente sabe-se lá o quê. Certamente dinheiro.
A AAC/oaf, e os seus responsáveis, sabem que é preciso reforçar a equipa e veja-se que até o cauteloso Prof. Manuel Machado já não o esconde. Sabem que é urgente reparar os tremendos erros do ínicio de época ( 16 "reforços" que se revelaram quase na totalidade uns fiascos ), e contratar 4/5 jogadores de inegável categoria por forma a reguardar a equipa de sobressaltos futuros. Para mim, e não só para mim,é claro que a 2ª volta vai ser terrível.
O problema é que a AAC/oaf está "tesa ". Não tendo outro Marcel que renda tanta massa, ou não se vislumbrando outro " tó-tó " que invista da forma como o benfica o fez, a Briosa precisa urgentemente de realizar dinheiro. De que modo?
Pelo que se sabe a banca não estará disposta a conceder empréstimos ( recorde-se o exemplo do BES no que respeita ao financiamento dos sintécticos ).
Fechadas que estarão as portas por parte de alguns generosos investidores em consequência do processo criminal em curso ( quem é que vai entregar " donativos " após este terramoto que se abateu sobre o Sr. Presidente da Direcção ? ) a Briosa, para se reforçar convenientemente, tem forçosamente de vender.
Quem?
Filipe Teixeira, Roberto Brum, Dame, todos jogadores ainda com mercado e, eventualmente, Lino, um inconstante que defende mal mas ataca bem e que leva ( creio ) 3 golos marcados, o que para um lateral não é despiciendo. São estes, e mais nenhum, os que poderão render no imediato algumas maquias.
A outra hipótese é arriscar e realizar toda a 2ª volta ,e o pouco que resta da 1ª ,com o que temos. Que é manifestamente pouco.Muito pouco.
O drama é que quem comanda ( ?) já não tem qualquer margem de erro.
O tempo das vacas magras está aí! Oxalá não voltemos a ver a Briosa ser notícia pelos piores motivos.
ACADÉMICA,ACADÉMICA,ACADÉMICA,VAMOS AO GOLO MALTA!