terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Compras, vendas e dispensas

Todos os clubes nesta fase da época têm tendência a procurar equilibrar o plantel. A Académica tem sido useira e vezeira nisso. Prova várias coisas, entre as quais a que me parece mais evidente, os sucessivos erros de "casting" no que se refere às escolhas.
Não vale a pena voltar a referir os mais de 60 atletas (?) que passaram pela Briosa desde 2002. A verdade é que isso aconteceu apesar do Sr. Simões fugir dessa discussão como o diabo da cruz.
A época de Janeiro vai trazer obrigatoriamente novos jogadores para a equipa principal. O que eu acho, é que não deviam vir só alguns jogadores, mas sim dispensar outros, numa política de consertar o que está mal e não de fuga para a frente.
Este ano vejam-se as contratações falhadas ou mesmo autênticos fiascos:
Sonkaya, Alvarez, Gyano, Litos, Medeiros, Estevez, Douglas, para falar nos mais óbvios.
Gelson já cá estava, e Nuno Luís optou (e bem!!!) por accionar um contrato precisamente igual ao que o Sr. Simões tanto criticou a Marcelo, o que o levou a ir a tribunal e perder a causa, obrigando a Académica a pagar bem mais do que devia.
De todos estes jogadores ,uma boa meia dúzia poderia sem esforço, e com ganhos claros para a Académica, serem dispensados. Resta saber qual o poder de negociação dos dirigentes. Sabido é, que a Briosa precisa urgentemente de um defesa direito, um central, um ala para cada lado e um/dois ponta(s) de lança. São 6 jogadores, que poderão substituir os que atrás falei.
Se como parece, Brum pode estar de saída (Palmeiras pode ser o destino) ficará a ganhar a Briosa em qualidade tendo menos quantidade, o que pode resolver alguns problemas financeiros, que asfixiam a nossa tesouraria.
Dez saídas e seis entradas equilibravam a equipa e a 2ª volta poderia ser bem mais competitiva e com maior recolha de pontos, que levam as equipas a soltarem-se e a assumir de uma vez por todas uma classificação longe daquela que temos vindo a observar.
Têm a palavra Manuel Machado (terá?), Luís Agostinho e o Sr. Simões.